Documentos do XVIII Congresso dos Vereadores de Câmaras Municipais

Assessoria Abrascam

Entre 27 a 29 de outubro foi realizado no auditório Montecatini do Hotel Bela Itália em Foz do Iguaçu o XVIII Congresso de Servidores e Vereadores de Câmaras Municipais do Paraná com o intuito de promover o enriquecimento do capital intelectual de servidores do Poder Legislativo, vereadores, assessores de comissão, assessores parlamentares, assessores jurídicos e funcionários públicos em geral.

As palestras abordaram temas emergentes das diversas áreas do serviço público administrativo possibilitando e incentivando a troca de experiências com a atualização contínua do publico alvo.

Tatiana Matte de Azevedo, advogada do Rio Grande do Sul, Pós-Graduada em Direito Civil e Processual, e atualmente Supervisora de Consultoria da Área de pessoal do IGAM, abordou o tema sobre restruturação do plano de cargos e carreira em atendimento aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública direta e indireta. Segundo ela o princípio da eficiência é o pilar da carreira do servidor onde exige que agente público exerça suas atividades com presteza, perfeição e rendimento funcional e fazendo como sendo o grande desafio das administrações públicas da atualidade. A visão salarial não deve ser a única forma de estímulo do servidor, mas sim o aprimoramento da sua competência, com qualificação técnica e treinamento em todos os níveis, com avaliações constantes e uniformes, para a capacitação de cada careira, evitando que as mesmas não sejam por indicação política.

Tatiana evidenciou dois pontos falhos comumente vistos nas administrações públicas, exemplificando algumas situações práticas como largar um funcionário recém lotado num determinado setor e ele não entendera o que é um mero memorando. Isso acontece pelo o fato do gestor contratar as empresas para fazerem concursos públicos sem acompanhar o processo que visa o conhecimento de quem se deseja contratar. Outro ponto seria o estagio probatório aplicado pelas administrações públicas hoje em dia como mera formalidade resumindo-se a simples preenchimento de planilhas por chefias não capacitadas para o devido processo de avaliação. A palestrante ressalvou que não se pode acumular chefia em período de estágio probatório de cinco anos, com exceção de que após o período da chefia o servidor volte a completar o estagio probatório suspenso.

O Regime Jurídico aplicado a todos os servidores de Câmaras versus Plano de Carreira, que trata de uma forma de ascensão específica para cada poder ou autarquia, foi o tema levantado no debate questionando-se qual é o plano de carreira ideal nos dias de hoje visto que se valoriza somente os erros do gestor, dos administradores públicos ou vereadores sem a compreensão de que o comportamento das pessoas é o mesmo em qualquer organização seja ela pública ou privada. De acordo com a consultora do IGAM, o servidor é rotulado normalmente como folgado, moroso, e ineficiente, crucificando-o geralmente pela culpa dos fracassos e insucessos governamentais, mas o que determina seu maior ou menor grau de comprometimento com a administração pública é a estrutura criada para o desenvolvimento de seu trabalho, sem que o mesmo ofereça condições de crescimento e reconhecimento na sua profissionalização funcional. “Muitas vezes assistimos o servidor comprometido com sua chefia e não com a administração publica” explicou ela. Tatiana conclui dizendo que é preciso oferecer critérios objetivos de progressões e promoções com ampla estrutura de estímulos do início ao fim da carreira do servidor público fazendo com que a administração publica venha a ter melhor qualidade e respeito junto à sociedade.

Abaixo, confira as apresentações que aconteceram no evento.

 

.: Ata Foz do Iguaçu. saiba mais

.: Ética e Cidadania. saiba mais

.: LOA. saiba mais

.: Precauções. saiba mais

.: Processo Instrução. saiba mais

.: Reestruturação de Planos de Cargos. saiba mais

 


 

 

Sede Nacional da ABRASCAM - Rua Barão do Rio Branco, 583 :: Fone: 41 - 33504742 | Curitiba/PR - CEP 80.010.902 :: E-mail: abrascam@abrascam.org.br

 

::: Produzido por Jo Antunes Selbach - (41) 9992.5025 :::