Proposta anula repasse de custo de carnê ao consumidor

Agência Câmara

O Projeto de Lei 2558/07, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que tramita na Câmara dos Deputados, inclui entre as cláusulas contratuais abusivas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) a transferência ao consumidor de custos com emissão e envio de carnê, boleto bancário ou serviços de cobrança. Com a aprovação da proposta, as cláusulas contratuais que estabeleçam essa transferência de custos serão consideradas nulas.

Ainda segundo o texto, fornecedores que incorrerem na prática estarão sujeitos às penalidades previstas para condutas abusivas no código. A lei prevê medidas administrativas como multa, apreensão do produto e cassação de licença do estabelecimento, sem prejuízo de outras sanções de natureza civil ou penal.

A proposta, que foi apresentada em dezembro passado, tramita em caráter conclusivo e foi encaminhada às comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.