Por que uma interação legislativa

...

Por Dr. Osmar Gondim, da Câmara dos Deputados,

Dra. Katia Heemann, do Espaço do Vereador a
Prof. Nara Jurkfitz, da Abrascam

 

O Grupo de Apoio à Interação Legislativa da Câmara dos Deputados foi criado em 2004 com o objetivo de intensificar a interação institucional entre as casas legislativas nos âmbitos federal, estadual e municipal e entidades acadêmicas. Essa interação é um instrumento estratégico de gestão, controle e transparência pública e, por conseqüência, de desenvolvimento de nosso país.
 

As áreas de atuação do grupo são inúmeras. Vão de ações de capacitação política e técnica dos legisladores e suas assessorias até o desenvolvimento de massa crítica do cidadão sobre a importância do Legislativo.

Muitos empreendimentos já foram executados e vêm sendo aprimorados a cada reedição. O primeiro deles foi o curso denominado “Congresso nas Câmaras”, ministrado por uma equipe de consultores sobre temas como Orçamento Público, Legislação Educacional Brasileira e os Municípios e Legislação Municipal decorrente do Estatuto da Cidade.

As grandes novidades agora são o Portal de Interação Legislativa e a Radionovela Cidadania. O Portal de Interação (www.camara.gov.br/internet/interacao) visa agrupar todas as informações úteis para que o legislador exerça plenamente seu papel de representante do povo. Estão presentes informações sobre o andamento de proposições, pronunciamentos e normas de diversas Casas Legislativas, assim como bibliotecas virtuais, cursos de ensino à distância e até um estudo do perfil dos vereadores e prefeitos – apresentado em gráficos estatíticos, nos quais o internauta pode identificar, por exemplo, se a maioria nos legislativos locais é de vereadores homens ou mulheres. O ponto chave do portal é o Fórum Virtual, por meio do qual os legisladores podem debater na internet assuntos polêmicos ou mesmo apresentar seus casos de sucesso.

Já a radionovela é o produto de maior alcance. Fala do relacionamento do cidadão com o vereador em seu dia-a-dia no cuidado das políticas públicas. Está disponível em CD e também no Portal.

Outros objetivos do Grupo de Apoio à Interação Legislativa são:

1. Fortalecer o papel institucional das Câmaras de Vereadores e das Assembléias Legislativas em matéria de gestão, processo legislativo e transparência;

2. Promover e estimular a capacitação política e técnica dos parlamentares e servidores do Legislativo;

3. Implantar e desenvolver uma rede de conhecimento do Poder Legislativo, com vistas a promover um amplo processo de integração, interação e compartilhamento de informações;

4. Realizar estudos, diagnósticos e pesquisas, por meio de consultorias especializadas;

5. Dar suporte para a elaboração de projetos de modernização de infra-estrutura predial, de instalações, de equipamentos e sistemas de tecnologia da informação.

* Osmar Gondim Júnior é Assessor de Projetos Especiais na Câmara dos Deputados.