Comunicação como estratégias de decisões

Comunicação como estratégias de decisões

Este foi o tema abordado durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e XIV Encontro de Vereadores que aconteceu no período de 23 a 27 de julho, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas.

Coube ao jornalista Filipi Oliveira, diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, a palestra sobre a importância da comunicação para auxiliar o legislativo para ter uma melhor imagem perante a sociedade.

Segundo Oliveira, parte da sociedade não gosta do trabalho legislativo justamente pela falta de comunicação. Pois, uma denuncia ou boato falso traz consequências serias para a imagem tanto do legislativo quanto do vereador.

Na visão do jornalista, é importante o fortalecimento do setor de comunicação do setor público através de profissionais habilitados e capacitados. “Não adianta ter várias ideias e não realizar. Não adianta dizer que o órgão público é moroso, difícil e não fazer nada. Precisamos lembrar que fazemos parte de uma engrenagem com vários dentinhos e nós somos um deles. Se a engrenagem e nós pararmos, tudo para”, disse Oliveira.

Para Oliveira, através da comunicação podemos melhorar a vida das pessoas fazendo com que elas se interessam m ais pelo trabalho do legislativo. Nesse sentido citou vários cases utilizados pela comunicação da Câmara Municipal de Curitiba para avaliar a tomada de decisões e o impacto produzido na sociedade.  Como foi o case utilizando, na época, o jogo do Pokemon que atraiu muitos jovens para dentro do legislativo, contribuindo para o conhecimento dos trabalhos e para que serve o trabalho dos vereadores.

Plano Diretor

Outro exemplo citado foi a discussão do Plano Diretor, que é de difícil compreensão pela sociedade que, normalmente, não sabe o que é. Assim, com o apoio da Comissão de Urbanismo da Casa, a Comunicação usou como estratégia a ampliação da divulgação das discussões com cobertura diária nas redes sociais. Segundo o jornalista, a repercussão na sociedade foi altamente positiva. Com mais de duzentas noticias positivas publicadas pela imprensa, tanto nacionais como internacionais. E, mais de cinquenta notícias divulgadas pelo próprio site do legislativo com informações de fácil entendimento pela população.

Outros cases citados pelo Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, utilizando as mesmas estratégias foi a polêmica da redução de salários dos parlamentares. No caso das licitações, segundo Oliveira, é comum a imprensa fazer reportagens falando de superfaturamentos. Para combater esse fato, resolveu-se divulgar no site da Câmara o edital dos processos licitatórios com as devidas explicações e justificativas. “Com uma atitude simples, passamos a dar transparência para questões que são questionadas e, muitas vezes, mal vistas”, disse Oliveira. Ressaltando ainda que, além da transparência, ao divulgar os processos em nível nacional proporcionou um barateamento dos custos. Pois, abriu o leque para maior participação de concorrentes. No caso de aluguel de carros, o legislativo economizou o valor de seiscentos mil reais mensais.

Já, nos processos licitatórios quando utilizado o sistema de pregões, são transmitidos ao vivo com a moderação de um jornalista falando o que está acontecendo no ato e como funciona.

Nossa memória

Esse programa foi implantado com o objetivo de preservação da historia da cidade, mostrando fotos desde 1920 até hoje. Além de noticias, textos e noticias históricas como a passagem da  Princesa Izabel podem ser encontradas no site da Câmara. Como fotos antigas da cidade, onde o fotógrafo revisitou os mesmos locais para mostrar o ontem e o hoje da cidade.  

Para Oliveira, deve e utilizar de todas as redes sociais, produzindo conteúdos específicos para cada tipo de ferramenta. “Vamos pensar no nosso público. Precisamos ouvir o público para direcionar as informações. Conhecer o público é fundamental. Pensar no geral e desenvolver projetos para diversos públicos”, afirmou o jornalista que deixou como desafio para os participantes do congresso, uma vez por semana, almoçar com alguém que não se tem convívio para trocar experiências. Com isso agrega-se alguma coisa um ao outro. Também, agradeceu a Abrascam que oportunizou e, oportuniza com esses encontros, a troca de experiências entre os servidores públicos.

 

Jorn. Magali T. Antunes