Todos nós imaginamos que o Direito e a Justiça são próximos. Em determinados momentos, a relação entre ambos apresenta algumas contradições. De todo modo, é importante entender que existem, sim, diferenças entre o Direito e a Justiça, e que cada uma dessas áreas é responsável por apresentar diferentes resultados. Algumas frases de personagens da história sobre Direito e Justiça que podem nos inspirar no exercício do nosso dia a dia:
Platão Atenas, 347 A.C, foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, seu discípulo Aristóteles. Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental e tem sido frequentemente citado como um dos fundadores da religião ocidental, e da espiritualidade. Sua convicção que de “O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.” nos inspira a refletir.
Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca 4 A.C – 68 morre filósofo estoico, célebre advogado, escritor e intelectual do império romano. Já apontava que “A lei deve ser breve para que os indoutos possam compreendê-la facilmente.”
“No meio das armas, calam-se as leis.” (Marco Túlio Cícero grego 106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor,.. .“
O profeta Isaías, teria vivido entre 765 A.C. e 681 A.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 AC. “Ai dos que decretam leis injustas, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1)
“Se fosse necessário estudar todas as leis, não teríamos tempo para as transgredir.” (Johann Wolfgang von Goethe, autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.)
“As leis inúteis debilitam as necessárias.”(Charles-Louis de Secondat, conhecido como Barão de Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, inclusive a Constituição Brasileira.)
“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.” (Martin Luther King Jr. foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968.)
Mais vale pouco com justiça do que muitos ganhos sem o direito. – Bíblia
“A liberdade tem limites que a justiça lhes impõe.” (Pierre-Jules Renard foi um escritor francês. As suas narrações incluem descrições naturalistas da Normandia e análises realistas dos ciclos intelectuais e burgueses da cidade de Paris.)
“A liberdade tem limites que a justiça lhes impõe.” (Pierre-Jules Renard foi um escritor francês. As suas narrações incluem descrições naturalistas da Normandia e análises realistas dos ciclos intelectuais e burgueses da cidade de Paris.)
Augusto Branco nasceu em Porto Velho, capital do estado brasileiro de Rondônia, filho de Rosa e Raymundo, dois ribeirinhos foram morar na cidade. Escreveu seus primeiros versos ainda na infância entre os 7 e 8 anos, pouco antes de começar a trabalhar na loja de ferragens de seu pai. O poeta é Técnico em Contabilidade e cursou Administração na Faculdade São Lucas, até que aos seus 23 anos resolveu buscar outros horizontes em sua vida profissional. Augusto Branco exerce o cargo de Diretor de Comunicação no Instituto Agir, no que realiza ações para inovação e resultados em gestão pública. Ele realmente nos tira da comodidade com sua ideia de que “A Justiça se baseia no conjunto de valores de uma sociedade numa determinada época. Se não temos uma sociedade suficientemente evoluída, então a Justiça é falha, simples assim.”
Esses e outros temas estão presentes no cenário atual e ainda serão debatidos no ano de 2022. Quer saber mais sobre estes temas? Nos acompanhe na coluna RMC em Foco no site www.alexandreschlegel.com
https://alexandreschlegel.com/justica-diferente-de-direito/o-poder-de-uma-ideia/
Alexandre Schlegel nas mídias sociais: https://linktr.ee/AlexandreSchlegel
ABRASCAM participa do projeto "Apoio ao Fortalecimento do Parlamento Nacional de Timor Leste"