No mês de abril foi apresentado projeto de implantação de plenário virtual para o Parlamento Nacional de Timor Leste, através de técnico de Câmara Municipal que se encontrava em Projeto de Cooperação Interparlamentar, com a Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty.
Atuando juntamente com o pessoal técnico do Interlegis, o Técnico José Luiz realizou uma videoconferência de demonstração do sistema com o Técnico Adalberto, do Senado Federal, com a participação do Diretor de Comunicação do Parlamento Nacional, juntamente com o Chefe da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação – DITIC. Isso coloca a Abrascam participando ativamente do desenvolvimento de tecnologias para os legislativos subnacionais Brasileiros.
O projeto técnico apresentado pela Abrascam encontra-se postado no site do Parlamento Nacional, junto ao software SAPL, também instalado pela cooperação Brasileira, e pode ser acessado no link
https://sapl.parlamento.tl/docadm/101 , em Texto Integral, no link: plenário_virtual.pdf, onde, ao final do documento está o link para o Manual SAPL_Remoto_Interlegis.pdf, que é o Manual de configuração e utilização do sistema de acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL_R) do Interlegis para transmissão e votação em sessões plenárias de Casas Legislativas.
(Acompanhe e participe da Oficina à distância de SAPL-R para realização de Sessões Plenárias remotas no site do Interlegis: www.interlegis.leg.br/eventos).
Já participaram do Projeto de Cooperação Interparlamentar nos anos de 2019 e 2020 três técnicos de Câmaras Municipais Brasileiras, sendo José Luiz Lacowicz, da Câmara de Vereadores de Canoinhas – SC, Morivaldo Argolo, da Câmara de Camaçari – BA e Francisco Xavier Soares Filho, da Câmara de Itapoá – SC.
Eleita nova diretoria de 2015 à 2018