conteúdo do menu

abrascam

conteúdo principal conteúdo principal

Sobre Nós

ABRASCAM, uma grande luta pela valorização profissional

A ideia de criação da ABRASCAM surgiu durante o 1º Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais, que se realizou em 1986, na cidade catarinense de Blumenau, quando foram assentadas as bases iniciais do atual movimento de servidores dos Legislativos Municipais.

Na continuidade, os participantes daquele encontro procuraram levar para seus Municípios e Estados a ideia da necessidade da existência de uma organização que congregasse servidores de Câmaras, com a finalidade de contribuir para o seu aperfeiçoamento, reconhecendo a carência de técnicos qualificados na maioria das casas legislativas do País e, também, com o propósito de representar a categoria em suas reivindicações.

Em 1987, reunidos em Nova Friburgo/RJ, em seu II Congresso, os servidores criaram a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS - ABRASCAM - elegendo sua primeira Diretoria, que teve como Presidente Silvio Borges de Jesus, da Câmara Municipal de Blumenau/SC, a quem coube a tarefa de fazer a entidade mais conhecida dos demais colegas do Brasil, bem como dos vereadores, de cuja colaboração também dependeu o sucesso da nova entidade.

A partir de então, os servidores passaram a se reunir anualmente, para debater temas de interesse da categoria e das comunidades que representam, através do desenvolvimento de assuntos de interesse dos legislativos municipais.
 
A entidade, que completou 30 anos de existência, nunca esteve ausente dos grandes acontecimentos que envolveram as câmaras municipais, como nas discussões do capítulo da Administração Pública, na elaboração da Constituição Federal, nas audiências no trâmite da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando da tramitação das propostas de emenda constitucional quanto a composição das câmaras, ou seja, o número de vereadores e o famoso duodécimo – PEC dos Vereadores – apresentando estudos. Considerando todas as lutas que a ABRASCAM teve participação técnica e efetiva, só temos a prestigiar a todos que sonharam o mesmo sonho, o transformando em realidade.

Além de seus Congressos, a ABRASCAM promove inúmeros Cursos, Seminários e Encontros, com a participação de servidores e vereadores, eventos esses que buscam sempre oferecer nossa contribuição para o aprimoramento dos serviços públicos e a valorização, através da capacitação dos servidores dos legislativos municipais.

Procurando manter contato permanente com seus associados, através da edição periódica de um informativo, a publicação de um calendário de eventos que divulga promoções de interesse dos servidores. O incentivo à criação de novas entidades estaduais também tem sido preocupação das Diretorias da Entidade, que hoje estão organizadas as ASCAM's (Associações Estaduais de Servidores de Câmaras Municipais), e, entre as quais destacamos a do Paraná.

O êxito deste trabalho em muito se deve ao apoio recebido. Destacando-se o IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, o Senado Federal através da Secretaria Especial do INTERLEGIS, a Câmara dos Deputados, os Tribunais de Contas de diversos Estados, as Câmaras Municipais das cidades onde são sediados os eventos, os valorosos palestrantes e outros apoiadores de uma luta pela valorização e fortalecimento dos Legislativos Municipais.

Com os lemas “Por um Legislativo Municipal mais forte” e "Servidor Público - Reconhecimento Profissional", temos uma meta a ser alcançada, buscando construir o futuro nos Legislativos Municipais. 
 
Todo o trabalho desenvolvido somente se tornou possível com a parceria de um grande número de servidores de todo o Brasil. 

O site da Abrascam não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo